domingo, 8 de julho de 2012

Dicas para máquina de pão

Cozinhar é uma arte, e como tal tem seus segredinhos. Abaixo são as que eu sigo na hora de usar a máquina de pão:

- Fazer o pão na mão e na máquina não é a mesma coisa, com certeza. A força ao sovar e até o calor da mão são insubstituíveis, mas na minha vida toda só fiz um pão na mão (de leite condensado com passas e um mooooonte de óleo) e fiquei com dor no braço. Ficou bom, mas não valeu à pena pelo trabalho.

- Mas como a máquina funciona? Joga os ingredientes dentro (líquidos, sólidos, fermento), liga, espera pra ver o ponto da massa (tem que ficar uma bolinha não muito mole e nem muito dura) e vai dormir. A máquina bate, deixa crescer, bate de novo e assa. Algumas tem função timer, onde se coloca os ingredientes e se programa a hora em que o pão deve ficar pronto, mas por causa do ponto da massa que tem que acertar pra ficar bom, nunca arrisquei fazer. Alguns pães dão um pouco mais de trabalho, pois depois de bater o pão pela 2ª vez, tem os ingredientes extras para serem acrescentados, mas nada demais. Também dá pra tirar o pão nesta hora, moldar e assar no forno convencional. Fica mais macio e gostoso, mas eu ando sem muito tempo pra essas 'frescurinhas'.

- Ah, então é tri fácil de fazer pão? Não, não é. Primeiro que os ingredientes tem que ser bons e sempre em temperatura ambiente ou morninhos, nunca gelados. Eu uso farinha Veneranda ou alguma outra marca boa e sempre peneiro na hora de colocar na máquina. O fermento eu uso o biológico seco. Compro em sachês de 10 g, pois depois de aberto deve ser usado em 15 dias para os 'bichinhos' não morrerem. Depois de usar a quantidade que preciso pra fazer a receita, fecho bem com um prendedor e deixo na geladeira. Mesmo nas receitas que pedem água eu uso leite, pois o pão fica mais gostoso. E nunca, nunca, nunca, uso margarina. Manteiga é amor em forma de calorias :). Dou uma esquentadinha básica no microondas para ficar molinha e misturar bem na massa. Mas garanto que mesmo com este trabalho todo, ainda é melhor do que fazer na mão :)

- Como falei ali em cima, o pão da máquina não é como o pão feito na mão. Se ele for assado na máquina fica com a casca mais durinha. Pra contornar isso, eu uso o ciclo sanduíche para os pães normais, que deixa a casca mais macia, sempre escolho a cor da casca clara e agora estou adicionando uma colher de sopa de polvilho em toda receita, pois funciona como melhorador, deixando mais macio. Mesmo o pão sendo de um dia pro outro (eu faço de noite pra levar no outro dia), fica muito bom. Lógico que pão quentinho é outra história. Ó os meus dedinhos queimados pelo Pão de Banana e Chocolate que não me deixam mentir :)

- A minha máquina é uma Britânia Multi Pane (a branquinha). A fôrma do pão é alta, então se eu fizer um pão grande e assar na máquina, ele fica parecendo um panetone. Por isso prefiro os pães de 600 gr, que ficam parecendo um tijolo (no formato, não no gosto/maciez :)

Nenhum comentário: