Vi que a Tati tinha achado uma receita nas Rainhas e que tinha sido aprovada por ela. Fui correndo descolar a forma de 22 cm (tinha só uma de fundo removível de 26 cm e ficaria muito baixinha) e me arrisquei. Como a receita não leva só ricota, mas também leite condensado, requeijão e raspas de limão, o gosto ficou bem suave – e me acabei comendo.

Manteiga sem sal
Bolacha maisena
Triturar a bolacha no liquidificador até formar uma farofa e incorporar a manteiga amolecida aos pocos até formar uma massa firme. Forrar o fundo e as laterais de uma forma com funco removícel de 22 cm e levar oa forno pre aquecido em temperatura baixa por uns 10 a 15 minutos.
*Para a camada de bolacha, eu tentei fazer com as medidas da receita, mas não ficou legal. O ideal é triturar a bolacha aos poucos e incorporar a manteiga até sentir que a ‘farofa’ ficou com uma consistência não muito junta, pois fica gorduroso, nem muito solta, para não desmanchar na hora de comer. E se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, 10 segundos no microondas são suficientes para amolecê-la. Mais que isso pode influenciar no resultado final. E MUITO importante: deixar assar no fogo mínimo, para não correr o risco de queimar e ter que fazer tudo de novo.
Camada de Ricota
350g de ricota fresca
100g de requeijão cremoso
2 ovos - gemas peneiradas
1 lata de leite condensado
raspas de um limão verde
1 envelope de gelatina em pó diluída e preparada conforme instruções da embalagem
Bater tudo no liquidificador, colocando a ricota por último e aos pedaços. Colocar na massa assada e fria, e levar à geladeira por pelo o menos 3 horas.
Cobertura
Geléia de sua preferência. Fiz três vezes, com geléia de morango, framboesa e amora, e sinceramente, não sei qual ficou melhor.