terça-feira, 21 de outubro de 2008

Risoto de tomate seco e mussarela

Eu AMO tomate seco. Aqui na fiiirma um dos restaurantes é chamando de VIP, pois tem preço diferenciado do ‘bandejão’ e umas comidas meio chiquetosas. Uma vez por mês, eles servem risoto de tomate seco, rúcula e mussarela. Como eu não sou muito fã de rúcula e eles não atendem aos meus insistentes pedidos para fazer o risoto somente com o tomate e o queijo, resolvi arregaçar as mangas e fazer o meu próprio risoto. Catei a receita básica nas Rainhas – sempre elas – e fui à luta.



½ cebola picada

Azeite

1 ½ xíc arroz arbóreo

1 xícara de vinho branco seco

1 cubo de caldo de galinha dissolvido em 700 ml de água fervente

¾ xícara de tomate seco grosseiramente picado

Fatias de queijo mussarela

 

Dourar a cebola junto com o azeite até começar a ficar macia. Acrescentar o arroz (sem lavar) e não parar de mexer. Quando o arroz estiver meio frito – ou no meu caso, grudando na panela -, adicionar o vinho e esperar ferver para evaporar o álcool, mexendo sempre. Daí é um exercício de paciência: joga um pouco do caldo, mexe o arroz, tampa, joga mais caldo, mexe e tampa, sempre cuidando para o arroz não secar demais. Repeti este ritual até o arroz ficar al dente. Acrescentei o tomate seco, mais caldo, dei uma mexida e esperei o arroz ficar no ponto. Na hora de servir, coloquei a mussarela e misturei mais um pouquinho.

Cremoso, gostoso e com o toque do vinho. 

Esta quantidade serviu bem (muito bem) duas pessoas. E eu, que não curto fazer arroz nem carreteiro, pois nunca acerto o ponto, adorei fazer risoto. 


Nenhum comentário: