segunda-feira, 11 de julho de 2011

Bolo de banana caramelada

Acho que este é um dos meus bolos preferidos: é de banana e bem doce... Fui atrás das Rainhas, com uma pequena modificação.

Primeiro caramelei uma forma redonda nº 26 com duas xícaras de açúcar. Quando a calda estava douradinha, joguei 1/2 xíc de água quente (com cuidado, pois espirra e ferve) e mexi bem. Deixei a calda descansando e fui bater a massa. Essa é a famosa calda Zanelati, e só posso dizer que é a calda perfeita. Ela fica molinha, mas o resultado no bolo é uma delícia.

Para a massa:
3 ovos
2 col sopa manteiga em temperatura ambiente
2 xíc chá açúcar
1 xíc chá leite quente
3 xíc chá farinha trigo
1 col sopa fermento em pó
1 col chá de canela em pó

Bater os ovos, a manteiga e o açúcar por uns 5 minutos na batedeira. Depois mistura o leite e a farinha peneirada. Com carinho adiciona o fermento e a canela.

Na assadeira, cobrir toda ela com bananas cortadas no sentido do comprimento (eu usei 3 ou 4 e deixei um certo espaço entre elas) e jogar a massa por cima. Levar pra assar em forno médio até ficar dourado e passar no teste do palito. Desenformar morno (eu esperei 20 minutos e saiu direitinho da forma).

Comer quente, frio, na hora, no dia seguinte, com sorvete, sozinho, com café...

p.s. A receita original não leva manteiga. Achei estranho e como vi outras versões com manteiga, resolvi utilizar. Na versão original se usa 2 xíc de farinha ao invés de 3. Achei a textura do bolo muito molenga (seria por causa da manteiga?) e coloquei mais uma xícara. Ficou 'massudinho', mas nada que estragasse o bolo.


Nenhum comentário: