quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pipoca de microondas

Essa é da série "como não pensei nisso antes?". O modo de fazer peguei daqui e adaptei.

Você vai precisar de:
1 refratário próprio para microondas (não usar vidros comuns ou plástico)
manteiga
milho pipoca, de preferência premium
sal
tampa própria para microondas, que cubra o refratário e tenha aberturas

Colocar a manteiga no refratário e aquecer no microondas por uns 10 segundos pra derreter/amolecer. Adicionar a pipoca e um pouco de sal e misturar para envolver as pipocas com a manteiga. Levar de volta ao microondas, com a tampa, por 4 a 7 minutos, dependendo da quantidade de pipoca. Quando o ritmo dos estouros diminuir, tá na hora de desligar. Cuidado ao retirar o refratário depois de pronto, pois fica quente, MUITO quente.

Um close no milho antes de ir ao microondas:


Com a tampa:


Tcharãm: branquinho, sequinho, gostoso e barato.


Dicas:
- Não usar vidro comum ou recipiente de plástico, mesmo que seja próprio para microondas. A temperatura da pipoca e da manteiga fica muito alta e pode derreter o plástico e quebrar o vidro que não é de micro. Se possível, nunca usar plástico no microondas, pois além de estragar (o pote), pode fazer mal à saúde.
- O recipiente sai quente, muito, muito quente. Eu tiro com dois panos de prato e coloco numa superfície neutra (em cima das grades do fogão). Se colocar em cima de algo molhado/gelado, pode estourar o refratário. Também não lavar logo depois de usar o refratário e não usar duas vezes seguidas. Eu tiro do refratário e coloco num recipiente menor pra comer.
- Já perdi a esperança de estourar todas as pipocas, mesmo usando o milho premium. Mas antes pipocas sem estourar do que pipoca queimada. Os milhos demoram um pouco pra começar a estourar, mas mantém um ritmo bem rápido. Quando diminui este ritmo, eu já desligo o micro. Dependendo da potência do microondas, pode demorar mais ou menos, mas é com a prática que se chega à perfeição.

Nenhum comentário: