quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Galinha Escabelada

Este já é um clássico entre a família e os amigos. Minha mãe aprendeu com uma amiga, fez a versão dela e eu a minha.

É um prato montado em camadas e que fica divino, bastando um arroz branco pra acompanhar. Esta é a maneira que eu faço, mas a receita é super adaptável ao gosto de quem for fazer - e principalmente, comer...

Corto 2 peitos de frango em bifinhos (metade da palma da mão) e tempero com alho, sal, manjerona e vinagre balsâmico – pra dar um gostinho especial e uma cor escura ao frango. Deixo o frango marinando no tempero por uns 30 minutos. Esta quantidade é para uma lasanheira (grande e alta) e serve umas 6 pessoas, pelo menos.

Faço um molho basicão (tomate, cebola, alho, azeite) e deixo cozinhar bem. Tem que ter molho suficiente pra cobrir o frango na forma. Enquanto o molho tá sendo preparado, pego minha ultra-mega-blaster frigideira de teflon, deito um fiozinho de azeite e vou grelhando os bifinhos até ficarem cozidos. Não precisa grelhar um a um, eu jogo metade do frango e vou mexendo até ver que ficaram prontos. A minha frigideira tem uns 35cm de diâmetro :)

Pra montar o prato basta cobrir a forma com o frango, jogo o molho por cima, um ou dois copos de requeijão em colheradas generosas espalhadas pelo molho, queijo mussarela e batata palha. Coloco a forma no forno por uns 15, 20 minutos para esquentar tudo e derreter o queijo e tá pronto.

O resultado fica assim:




E eu ainda faço umas variações colocando milho, ou palmito, ou chester, ou espinafre junto com o molho. Para usar o espinafre, tem que dar um sustinho antes para não ficar cru. Eu cozinho ele por 2 minutos.

Ah, e normalmente quando faço esta receita, já faço um peito de frango a mais e congelo ele depois de grelhado. Quando estou sem vontade de cozinhar, esquento este frango no microondas, com uma caixa de molho branco e um pouquinho de milho e faço uma saladinha pra acompanhar.

Nenhum comentário: