terça-feira, 16 de setembro de 2008

Bolo Básico

Estes dias fomos na casa de uma colega de trabalho minha e ela nos serviu um bolo maravilhoso, super fofinho e com cobertura de negrinho – quem resiste?

O bolo é super simples e minha mente gorda já bolava diversas variações pra ele. Abaixo segue a receita original (devidamente autorizada por ela), a variação que eu fiz e uma listinha de sugestões.


3 ovos

2 xícaras de açúcar

1/2 xícara de óleo

1/2 xícara de leite

3 xícaras de farinha de trigo

1 col sopa fermento


Bater os ovos e o açúcar na batedeira por 4 minutos e acrescentar os demais ingredientes. Colocar pra assar em

forma com buraco no meio por aproximadamente 30 minutos ou até que o palito de dente saia limpo.

Pra fazer a cobertura de negrinho – ou brigadeiro – basta colocar 1 lata de leite condensado num refratário alto, junto com uma colher de sopa de manteiga e mais umas três de chocolate em pó. Mistura tudo, leva ao microondas por 2 minutos, dá mais uma misturada e mais uns 2 ou 3 minutos de microondas. Barbadinha :)



A minha versão foi um bolo mármore – que não teve cobertura – mas ficou igualmente delicioso. Depois de misturar todos os ingredientes, separei metade da massa e acrescentei umas 4 colheres de chocolate em pó. Na parte branca da massa, coloquei um pouco de essência de baunilha pra dar um gostinho especial.

Na forma com furo no meio, fui colocando porções generosas de massa branca, intercalada com a massa de chocolate. O resultado depois de assado ficou assim:



Eu só achei que o bolo assou demais e ficou meio seco. Mas farei novamente, com certeza.

Outras sugestões para incrementar a massa, além do bolo mármore:

- Acrescentar gotas de chocolate ou granulado – e fazer uma versão formigueiro

- Trocar o leite por suco de laranja ou limão e acrescentar umas raspas da casca na massa

- Acrescentar chocolate em toda a massa – e não só a metade como foi no bolo mármore – e fazer uma cobertura com açúcar de confeiteiro e os confeitos coloridos (de estrelas, corações)

- Fazer o bolo todo básico e acrescentar 1 pacote de chocolate granulado na massa - o famoso bolo formigueiro - sugestão da Samanta nos comentários.

Um comentário:

Samanta disse...

Oi querida!
Isso aqui é uma tentação, ainda mais perto da hora do almoço... =)
Minha sugestão: fazer a massa simples e jogar um pacote de chocolate granulado para fazer um delicioso bolo formigueiro.
Abraços!