terça-feira, 21 de outubro de 2008

Cheesecake da Perolada

Marido é apaixonado por cheesecake e sempre pediu para que eu aprendesse a fazer. E eu odiava esta sobremesa, pois achava o gosto do queijo muito forte, e não havia geléia que tirasse o gosto da ricota.

Vi que a Tati tinha achado uma receita nas Rainhas e que tinha sido aprovada por ela. Fui correndo descolar a forma de 22 cm (tinha só uma de fundo removível de 26 cm e ficaria muito baixinha) e me arrisquei. Como a receita não leva só ricota, mas também leite condensado, requeijão e raspas de limão, o gosto ficou bem suave – e me acabei comendo.



Camada de bolachas *

Manteiga sem sal
Bolacha maisena

Triturar a bolacha no liquidificador até formar uma farofa e incorporar a manteiga amolecida aos pocos até formar uma massa firme. Forrar o fundo e as laterais de uma forma com funco removícel de 22 cm e levar oa forno pre aquecido em temperatura baixa por uns 10 a 15 minutos.

*Para a camada de bolacha, eu tentei fazer com as medidas da receita, mas não ficou legal. O ideal é triturar a bolacha aos poucos e incorporar a manteiga até sentir que a ‘farofa’ ficou com uma consistência não muito junta, pois fica gorduroso, nem muito solta, para não desmanchar na hora de comer. E se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, 10 segundos no microondas são suficientes para amolecê-la. Mais que isso pode influenciar no resultado final. E MUITO importante: deixar assar no fogo mínimo, para não correr o risco de queimar e ter que fazer tudo de novo.


Camada de Ricota

350g de ricota fresca
100g de requeijão cremoso
2 ovos - gemas peneiradas
1 lata de leite condensado
raspas de um limão verde
1 envelope de gelatina em pó diluída e preparada conforme instruções da embalagem

Bater tudo no liquidificador, colocando a ricota por último e aos pedaços. Colocar na massa assada e fria, e levar à geladeira por pelo o menos 3 horas.

Cobertura

Geléia de sua preferência. Fiz três vezes, com geléia de morango, framboesa e amora, e sinceramente, não sei qual ficou melhor.




4 comentários:

Joaninha Bacana disse...

Oi Isis,
Que bom que voce gostou da minha receitinha! :o) E, eu tô babando em cima do teclado, só de olhar as suas receitas!!! Vou ter que experimentar, principalmente as com berinjela: aaaaamo berinjela!
Beijos e bom domingo,
Angie

Cacá disse...

Ísis, a Angie aí de cima é minha amigona aqui na Alemanha e ela é de Porto Alegre tb! :)
Essa receita de Cheesecake é sucesso bisoluto né. Amo tb!
Beijocas!!

K disse...

Ai Ísis, eu amo cheese cake mas mooorro de preguiça de fazer qualquer coisa que seja.Ficou divino na foto imagino na boca.
Imagino também como o Arthur ou a Sophia devem ter gostado.

Joanna disse...

eu achei que fosse encontrar um super blog de gravidez!!
Vim retribuir e agradecer a sua visita lá no Cheiro Doce!
Menina, complicado estar grávida nesse mundo cheio de pitacos, né?
Sabe que quando eu tava de 6 meses ouvi uma dizendo: olhe sua barriga tá baixa, vai nascer já já! hahahah
Ê gente sem noção que precisa sempre ter opinião sobre as coisas!
Atualiza seu espaço e volte sempre lá no meu. Vou te linkar pra não perdermos o contato!
Beijos